terça-feira, 4 de junho de 2013

12º Encontro das Crianças


                                                        

Dias Das Mães


Programação/Ordem do Culto
Prelúdio................................ Música Instrumental
Saudações e Boas Vindas.................... Dirigente

Bem-aventurada é a Mãe Que Adora ao Senhor Reconhecendo a Sua Grandeza

Chamada à adoração:
Hino 52 HCC........................... "Grandioso Es Tu"
(3a estrofe somente as mães)
   Senhor, meu Deus, quando eu, maravilhado, contemplo a tua imensa criação,                                 O céu e a terra, os vastos oceanos fico a pensar em tua perfeição. 
 Então minha alma canta a ti, Senhor:                                                                                       "Grandiosos és tu! Grandioso és tu!"                                                                                          Então minha alma canta a ti, Senhor:                                                                               "Grandioso és tu! Grandioso és tu!" 
Ao caminhar nas mata e florestas, escuto as aves todas a cantar;                                        Olhando os montes, vales e campinas, em tudo vejo o teu poder sem par.
           Quando eu medito em teu amor tão grande que deu ofereceu teu filho sobre o altar,                            Maravilhado (a) e agradecido (a) venho também a minha vida lhe ofertar.

E quando, enfim, Jesus vier em glória e ao lar celeste então me transportar,                                  adorarei prostrado e para sempre: "Grandioso és tu, meu Deus!", hei de cantar.                        Bem aventurada é a Mãe Que Consagra a Sua Vida                                                                Dedicando-se ao Serviço do Senhor

Leitura das Bem-aventuranças da mãe cristã (ref.: Li­vro Antologia do Lar Cristão - UFMBB)
DIRIGENTE: Bem-aventurada a mãe que se entrega nas mãos de Deus e busca o sei reino em primeiro lugar, certa de que "todas as coisas lhe serão acres­centadas."
CONGREGAÇÃO: Bem-aventurada a mãe que en­sina os filhos no caminho em que devem andar, "para que quando forem velhos não se desviarão deles".
DIRIGENTE: Bem-aventurada a mão que pode ser chamada de mulher virtuosa cujo o valor excede o de jóias preciosas
CONGREGAÇÃO: Bem-aventurada a mãe que ama a todos os seus filhos, sem distinção, "fala com sabe­doria e a instrução da bondade está em sua língua"
DIRIGENTE: Bem-aventurada a mãe cujas mãos estão dispostas para o trabalho "atende ao bom an­damento de sua casa e não come o pão da preguiça"
CONGREGAÇÃO: Bem-aventurada a mãe cujos filhos levantam-se e chamam-na "bem-aventurada e seu esposo a louva, dizendo: muitas mulheres prece­dem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas".
DIRIGENTE: Bem-aventurada a mãe, como Ana, que educa seu filho para Deus; ela o leva para a casa do Senhor constantemente.
TODOS: Bem-aventurada a mãe cuja glória não está apenas nos filhos ou no lar, mas na certeza do lar eter­no.
Momento de dedicação:
Hino 419 HCC........ "Graças dou Por Minha Vida"             (Cantado pelas mães)

Graças dou por minha vida que Jesus já transformou e também por meu futuro e por tudo o que passou; pelas bênçãos derramadas, pelo amor, pela aflição, pelas faltas perdoadas, grato sou de coração.
Graças pelo azul celeste e por nuvens que há também: pelas rosas do caminho e os espinhos que elas têm. Pelas lutas desta vida, pela estrela que brilhou, pela prece respondida e a esperança que falhou.

Graças dou a Jesus Cristo, que morreu em meu lugar, pela paz que é sem medida e me ajuda a
caminhar. Graças dou por meus amigos e o consolo no chorar, pelo amparo nos perigos, sempre graças hei de dar.
Homenagem às mães (entrega das lembrancinhas - opcional: ou neste momento ou na saída após o término do culto à porta). 
Bem-aventurada é a Mãe Que Serve de Exemplo Para os Seus
Momento Inspirativo:                                                                                                                      Reflexão - Pr. da Igreja ou alguém previamente con­vidado (a)
Oração de gratidão pela vida das mães de nossa Igreja.
Hino
411 CC. "Dia Festivo” (na última estrofe substituir as palavras: "que esta igreja" por: "que as mamães")
Poslúdio.....................................Instrumental
Roteiro dos Quadros Vivos - Esta parte, somente as nar­radoras deverão ter em mãos para realizar as leituras.
NARRADORA 1 - Hoje é um dia muito especial, quando comemoramos o Dia das Mães. Mulheres abençoadas, que vêm ao longo dos tempos abençoan­do nossas vidas, através de seu amor, carinho, paciên­cia, compreensão e oração.
NARRADORA 2 - Mulheres virtuosas e bem-aventura-das. De valor inestimável. Entendem que a maternidade é uma bênção dos céus, que todos os filhos pertencem a Deus, mas Ele os deixa como parte de sua eterna riqueza para que, a partir deles, sejam abençoadas.
NARRADORA 1 - Neste dia estaremos recebendo importantes visitas. Vindas de muito longe para abri­lhantar estes momentos tão preciosos. Mães que são verdadeiros exemplos para cada um de nós. (Ao som de uma música bem suave, entra a primeira personagem enquanto a narradora fala sobre ela. Esta caminha até o palco e se posiciona do lado direito, como indicado acima.)
JOQUEBEDE - “Faraó havia mandado matar todos os bebês nascidos meninos”. Sabiamente imaginou uma maneira de poupar a vida ameaçada de seu filhinho, e mais tarde, no anonimato, conduziu-o a viver pela fé e dedicação a Deus. Mesmo contra as ordens de Faraó, educou o filho nos caminhos do Senhor, contribuindo positivamente para a realização dos planos de Deus para a libertação do Seu povo. Fez crescer no coração do filho o amor pela nação e o impulso intenso para defendê-la. Essa influência, Joquebede já a estendera à vida dos dois outros filhos que do Senhor recebera, Míriã e Arão. Mulher de fé, obediência e confiança no seu Deus, Joquebede não poderia imaginar quão mara­vilhosos seriam os efeitos de seu ministério educacional na vida de seu filho, o grande líder Moisés, e na vida de seus dois outros filhos, na história do povo de Deus.
ANA - "Mulher que tinha livre acesso a Deus. Cria na oração. Sabia dos milagres que o Senhor tinha reali­zado em favor de Israel como Nação. Reconhecendo isso, Ana apresentou-se a Deus com um grande pedido. Foi sozinha ao Tabernáculo entregando-se à prática da oração. Pediu ao Senhor um filho. Um filho que a levasse a esquecer o sofrimento e a humilhação pela qual passava. Um filho para ser devolvido ao Senhor, em dedicação a Ele. Ana soube orar com fé e a paz de Deus, que acompanha toda oração fiel, penetrou em seu coração dolorido e magoado. A sua oração marcou um ponto decisivo na história. Pode realizar a vonta­de do Senhor através de Samuel, o filho que recebera como resposta a sua súplica, e a quem entregou ao Se­nhor como cumprimento de sua promessa. Oração, fé e dedicação caracterizaram a vida de Ana."

LOIDE - "Outro exemplo bíblico de mãe é Loide - a mãe de Timóteo. O nome desta serva de Cristo é apre­sentado como alguém que soube muito bem educar seu filho nos caminhos e na palavra de Deus. Aqui está um modelo para uma mãe bem-sucedida, segundo os pa­drões bíblicos: incutir no filho a semente do evangelho. Uma mãe assim é aquela que sempre busca no Senhor a maneira carreta de tratar as suas crianças, é um belo exemplo bíblico de fé e vida piedosa."
MARIA - "E, finalmente, coroando esta lista materna da Bíblia, chegamos a Maria - a mãe de Jesus. Maria, a mulher que foi envolvida pelo Espírito Santo para conceber Jesus, louvou a Deus entoando um hino de graças, no qual declarou: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra, em Deus, meu Salvador..." Chamada pelo anjo Gabriel de "agracia­da", por ter sido escolhida para ser a mãe de Jesus Cris­to, Salvador. Maria é o exemplo de mãe porque soube com sinceridade e santa humildade se colocar à dispo­sição de Deus para que este fizesse nela a sua vontade. Não há atitude melhor que demonstre o modelo bíblico de mãe que uma serva de Deus que está disposta a fazer a vontade do Senhor em todas as suas ações e decisões. Fazendo isso, todos os outros exemplos se completam. Maria na sua dedicação se mostrou como a mulher e mãe cuja atitude deve ser copiada"
NARRADORAS 1 e 2 - Neste dia das mães, dese­jamos que os exemplos bíblicos nos sirvam como padrão e modelo. E que o Senhor nos dê mães na estirpe de mulheres como estas, para honra e glória do seu Reino.
(Logo após esta parte, o pastor ou uma pessoa con­vidada deverá trazer a reflexão e seguir até o final da programação.)

A MULHER CRISTÃ EM AÇÃO:
As irmãs da MCA deverão convidar orna ou mais amigas para este culto, enfatizando que elas serão homenageadas também.

Obs:. Demos de lembrancinha um pano de prato pintado.