quinta-feira, 31 de maio de 2018

A Filha de Jairo


                                                 Introdução
          Você acredita em milagres? Milagre é quando Deus faz alguma coisa que para nós é impossível. Você já ouviu falar de algum? Qual?

Jairo, que era chefe da sinagoga, tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava muito doente.
Ela estava tão doente que estava à beira da morte. (1ª e 2ª figura)
Jairo foi procurar Jesus e lhe pediu com insistência, dizendo: Minha filhinha está morrendo, por favor venha comigo e lhe imponha as mãos para que sare e viva.
Enquanto ainda falava, veio alguém da sua casa dizendo: A tua filha já está morta, não incomode mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente e tua filha será salva. ( 3ª figura)
Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina. Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te. (4ª figura)
Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos e todos ficaram alegres e maravilhados. (5ª Figura)

Conclusão
Em nossa história os amigos chegaram dizendo que a menina já tinha morrido. O pai achava que Jesus não pudesse ajudar mais. Mas Jesus respondeu: − Não tenha medo; tenha fé!  Jesus pode ajudar quando ninguém mais pode, mesmo que todo mundo pense que Ele não pode. Mas devemos acreditar e confiar nele e querer a sua ajuda e colocar sempre nossa família nas mãos Dele. Não vamos esquecer quando estamos em dificuldades que Jesus pode ajudar. Ele nos ama e a nossa família também, ele é poderoso. Não devemos ter medo algum de nada.

terça-feira, 29 de maio de 2018

CARACTERISTICAS DE UM HOMEM DE DEUS (Dia do Pastor)


Cenário – Simples. Fazer a figura de um homem de isopor e colocar sobre a mesa, ou colar em um quadro. Escrever as características do homem de Deus em bandeirinhas, e a proporção que cada representante falar, vai colocando-a na figura.

Personagens – Sete pessoas para representar as características:

1º - Amor – Deverá entrar de roupão branco com um cajado.

2º - Profeta – Entra de gravata, roupa social, com uma Bíblia aberta.

3º - Conselheiro – Entra acompanhado por um casal.

4º - Vigilante – Fardado com capacete.

5º - Irrepreensível – Roupão azul com a Bíblia na mão.

6º - Honestidade – entra com uma mala e com duas pessoas bastante alegre.

7º - Hospitaleiro – Entra com travesseiro, coberta e lençol. (Cada um trará uma faixa de identificação, entrará com a chamada do narrador ao som de um hino.)

NARRADOR – Em todo tempo Deus chama homens para uma missão toda especial, a missão de arrebanhar e cuidar de vidas que são preciosas aos olhos de Deus. São Homens que uma vez sentindo a sua chamada e, vocacionados, preparam-se para esta missão. Ninguém pode negar a veracidade de que o ministério é um todo na vida daquele que é chamado por Deus! A missão do pastor é de todas a mais autêntica e a mais sublime, pois na vida secular os profissionais lidam com valores materiais e que se acabam. O pastor cuida de valores eternos e espirituais, por que o Ministério tem a revelação em Cristo, uma dignidade para a vida terrestre, preparando vidas para uma inteira comunhão com Deus! Tanto aqui quanto na eternidade. Vamos apresentar sete características que a Bíblia destaca deste homem de Deus, observando-as vamos concluir que a chamada ministerial é mesmo um dom e privilégio para o escolhido. Entra o jovem com uma faixa escrito AMOR – atrás da faixa poderá ser colado o que ele vai falar.

1º) AMOR – A Bíblia nos adverte em 1 Coríntios 13:3 “Ainda que distribuísse toda minha fortuna aos pobres e não tivesse amor, nada me aproveitaria”. O Pastor sente-se motivado pelo amor, movido pelo Espírito de Deus, pelo amor ele sente as necessidades espirituais de seu rebanho, dando-lhes alimento, a alimentação sadia da Palavra de Deus! Pelo amor o pastor verifica as condições de seu rebanho, plantando nos corações novas aspirações que resultam em desenvolvimento do caráter e personalidade. O pastor conforta os tristes, busca os desgarrados, ajuda os fracos e visita os doentes. Por amor a Deus, ele realiza tudo isso.

2º) PROFETA – O Pastor não foi chamado para profetizar no sentido de predizer o futuro, mas foi chamado para anunciar as verdades aos homens, por meio da mensagem divida e do exemplo de sua vida, para tal, o pastor deve estar em constante oração, sempre estudando a Palavra, pesquisando e em submissão ao Espírito Santo de Deus. Como profeta ele recebe de Deus de maneira clara! O pastor como profeta é um ajudante de Cristo na terra, promovendo seu reino e conduzindo vidas no caminho divino.

3º) CONSELHEIRO – Como conselheiro, o pastor é uma pessoa de confiança da igreja, como também dos de fora. Como conselheiro, ele se preocupa com o bem-estar social e, sobretudo espiritual das pessoas que formam a comunidade cristã, e os demais que o cercam em busca de ajuda. O pastor se esforça para levar as ovelhas cansadas feridas, desgarradas e rebeldes a se conduzirem para o redil. Como conselheiro, ele é discreto, ouve com atenção, e analisa tudo com muita ética!

4º) VIGILANTE – Em marcos 14:8 a Bíblia nos chama a atenção sobre a vigilância. O Homem de Deus deve ser simples, mas muito prudente! Ele deve estar em constante oração, e não se esquecer de vigiar, pois o inimigo de nossas almas esta atento, qualquer descuido, ele esta pronto para atacar. O pastor, por ser o líder, se cair, deixará o rebanho enfraquecido. É preciso que o homem de Deus vigie para resitir os vendavais!

5º) IRREPREENSIVEL – Em Tito 1:7 vemos a importância de sermos corretos, perfeitos em toda maneira de viver.O homem de Deus deve trabalhar consigo mesmo para evitar ser repreendido. Sua vida deve ser um exemplo, de maneira a ser admirado por todos. Que todos sintam satisfação em ouvi-lo e em seguir seus conselhos. Que Deus o abençoe neste desafio!

6º) HONESTIDADE – A Bíblia esclarece que aquele que é de Deus é correto (Provérbios 21:8). Portanto, o pastor deve procurar cuidadosamente ser um homem honesto. Como pastor, ele deve saber ouvir, investigar, para não ser desonesto em suas conclusões. O Homem de Deus deve usar de honestidade nas palavras, nos negócios, na administração da igreja. Tendo esta ação, ganhará credibilidade, por todos, e o nome de Deus será exaltado.

7º) HOSPITALEIRO – A hospitalidade é mais uma das características do homem de Deus. O pastor deve estar com seu coração aberto para ser hospitaleiro. Em cada gesto deve demonstrar alegria e carinho. Agindo assim, estará cumprindo a Palavra de Deus e ensinado as ovelhas a serem hospitaleiras (1Timóteo 3:2)

NARRADOR – Mesmo sendo chamado por Deus para uma missão de tão grande relevância, o pastor tem limitações e dificuldades iguais a outros. Ele deve amar, mas também deve ser amado e respeitado pela igreja para juntos exaltarem a Deus. A missão do pastor é um campo muito vasto e difícil de ser descrito pela mente humana. É uma tarefa sublime e gloriosa que só a eternidade há de revelar. Que Deus continue abençoando cada pastor que é chamado para amar, para ser profeta, conselheiro, vigilante, irrepreensível, honesto, hospitaleiro e muito mais!